Thumb  mg 1303A cara nova no América não é tão nova assim para a torcida. Maior artilheiro do Alvirrubro em jogos oficiais com 78 gols, o atacante Max, que estava no Santa Cruz de Natal, se apresentou na tarde de hoje (2) ao técnico Daniel Neri, na Arena das Dunas. É a sétima passagem do atleta que realizou uma bateria de exames durante a tarde e não participou do treinamento, o que deve ocorrer amanhã (2), no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim.

MAX OU HELINHO? Por Ernesto Teixeira

Quem é o maior artilheiro do América? Essa pergunta sempre aparece quando Max pinta no América ao dizer que Helinho tem 85 gols e Max 78. Afinal, quem tem mais? Helinho tem de fato 85?

Quando se quer debater estatística, primeiro tem que haver critério. Qual o critério para artilheiros? Gols em competições oficiais e amistosos? Gols apenas em competições oficiais? Max tem 78 gols APENAS em competições oficiais. Ele é o maior artilheiro do América nesse critério. Se você colocar amistosos, muito abundantes principalmente no passado, não é Helinho o maior artilheiro. Helinho tem 83 (não 85, já que contaram gols em jogo-treino, que é treino). Somando tudo (jogos oficiais ou não), Max balançou as redes com a camisa do Mecão por 84 vezes.

O maior artilheiro do América de forma absoluta é Rivaldo de Oliveira Paula, o popular Saquinho, atacante dos anos 50, autor de 91 gols registrados, sendo 65 em competições oficiais.

Se levarmos em consideração apenas gols em competições oficiais, temos:

1- Max - 78
2- Helinho - 76
3- Marinho Apolônio - 67
4- Baíca - 66
5- Saquinho - 65



Fotos: Canindé Pereira/América FC