Thumb whatsapp image 2018 07 09 at 144529A história do ex-jogador e ídolo da torcida Alvirrubra, Carlos Moura Dourado, será retratada em ‘Moura, o Príncipe Negro’, a ser lançado no próximo dia 14 de julho pela editora Primeiro Lugar. Na obra, o jornalista Bruno Araújo passeia por vários momentos da carreira do ex-jogador, explora os fatos mais marcantes da trajetória de Moura e desvenda o ser humano além do atleta e ídolo. 

O livro narra as dificuldades na infância, o início no futebol amador no Distrito Federal, o apoio da família na ascensão ao profissional, a experiência na Ásia, mágoas e alegrias, além, claro, dos gols importantes, títulos e grandes conquistas. A publicação ainda dedica capítulos especiais sobre a relação afetiva de Moura com os clubes por onde passou, especialmente o América, onde Moura alcançou grandes conquistas e criou um laço que persiste mesmo após a aposentadoria dos gramados.

“É uma história inspiradora pela determinação e superação de uma criança que perseguiu o sonho e se tornou um grande ídolo do futebol. Moura é dono de uma trajetória de desafios, mas também de muito amor pelas camisas que vestiu e respeito pelas pessoas que fizeram parte dessa história. A elegância dele em campo é fruto do ser humano que ele é. Um camisa 10 com faro de artilheiro, mas essencialmente humano e o livro mostra isso de maneira sensível e íntima", descreve o jornalista Bruno Araújo. 

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens na trajetória de Moura, como o ex-jogador do Sport-PE, Vasco-RJ e Seleção Brasileira, Juninho Pernambucano, o ex-presidente do Sport-PE, Wanderson Lacerda, o presidente do América e responsável pela contratação do meia para o time rubro, Eduardo Rocha, dentre outros. A obra conta ainda com as participações do jornalista Augusto César Gomes, assinando a orelha do livro, e do pesquisador do futebol potiguar Marcos Trindade.

“Em quase todos os clubes pelos quais Moura passou, seja no Japão, Brasília ou Recife, ele foi peça importante, protagonista de conquistas e títulos. No América então, ele esteve presente em campo numa das fases mais vitoriosas da história centenária do Alvirrubro. Assim, o livro se torna um registro histórico, uma oportunidade de resgatar com detalhes momentos inesquecíveis do nosso futebol e de um grande personagem", afirma o autor.

‘Moura, o Príncipe Negro’ será lançado no dia 14 de julho, na Sede Social do América, na avenida Rodrigues Alves, durante evento alusivo ao aniversário do clube. Enquanto isso, o leitor pode adquirir seu exemplar, durante a pré-venda, através do site da editora (www.edprimeirolugar.com.br)

Sócio-torcedor do América tem direito a 10% de desconto utilizando o cupom SÓCIO. Para tal, é obrigatória a apresentação da carteira de sócio no ato do resgate do livro.

Coleção Grandes Craques

O livro-reportagem dá sequência à coleção #GrandesCraquesRN, série de obras publicadas pela editora Primeiro Lugar que tem como proposta resgatar fatos relevantes do futebol potiguar, através de relatos das carreiras e vidas de grandes personagens que ajudaram a escrevê-la. A publicação ‘Moura, o Príncipe Negro’ é o livro 2 da coleção. No mês de junho, a editora lançou "Ivan, o Terrível", que narra a história de outro ídolo do futebol potiguar e tantas outras torcidas do futebol brasileiro.

Foto: Frankie Marcone