Na manhã do último sábado (23), cerca de 70 atletas participaram da avaliação para a categoria Sub-15 da #BaseAlvirrubra. Na opinião do técnico Mirabor Rocha, o momento é muito importante para a captação de novos talentos, já de olho na próxima temporada.

 - Acho importante essa avaliação porque estamos priorizando essa categoria tão importante, que é o Sub-15, com atletas 2010 e 2011, onde fizemos a captação de 12 atletas, inclusive estão todos aqui com a permanência de uma semana pra gente avaliar melhor e, quem sabe, surgir novos talentos, bons talentos - explica o treinador da equipe Sub-15.

Os aprovados vão passar por um período de testes e serão observados durante os treinamentos.

 - O América precisa muito. Daqui a pouco estarem, no Sub-16, Sub-17, consequentemente, no Sub-20. E termos uma equipe já formada para 2025 e, se Deus quiser, aparecer novos talentos. Essa categoria é super importante, inclusive tem o estadual todo ano. Estamos priorizando já, visando 2025 - conclui o técnico.

A avaliação foi acompanhada de perto pelas comissões técnicas de todas as categorias de base do América (Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Para o coordenador das categorias de base do América, Tácito Pegado, a avaliação dos atletas faz parte do processo de formação e também de captação.

 - A gente precisa ter esse olhar na característica, na valência, na técnica do garoto. A gente tem olhos bons voltados para essa questão para aproveitar o máximo desses atletas tecnicamente.

Em breve, novas avaliações serão realizadas para as categorias de base do América. De acordo com Tácito, a captação é constante e pode acontecer até mesmo fora das avaliações através de contato pelas redes sociais da base do América. Para passar por um período de avaliação, o atleta pode solicitar o formulário de inscrição pelo Instagram @americafcnatalbase e seguir os passos do manual de avaliação.

 - Hoje a gente vê que o América voltou os olhos realmente para uma formação bem qualificada. Hoje nós temos as três categorias (Sub-15, Sub-17 e Sub-20) funcionando sem parar, não existe mais interrupção no processo de formação dos atletas. Estamos buscando dar essa minutagem de competição para os atletas, o que é muito importante. Estamos participando simultaneamente de quatro competições em várias categorias e, quando acabar, vão entrar em mais quatro competições. A intenção é sempre dar minutagem para dar esse crescimento técnico para a nossa categoria de base.